Paginas

Linhas de Pesquisa


COORDENAÇÃO – MS. ALAN DUMONT CLEMENTE

Atividade no projeto

Coordenação geral, avaliação da qualidade das águas provenientes de nascentes dentro das áreas das comunidades Sarandi e Indaiá II a partir do Índice de Qualidade da Água (IQA), professor pertencente ao quadro responsável por ministrar o curso de extensão proposto e pesquisador colaborador em todas as atividades do projeto relacionadas à área de química.


VICE COORDENAÇÃO – MS. LUCIVÂNIO OLIVEIRA SILVA

Atividade no projeto

Vice coordenação e realização de pesquisa sobre a produção orgânica de interesse pela comunidade, além de ministrar algumas disciplinas no curso FIC. Atuar na elaboração da cartilha e material audiovisual do Projeto.


PESQUISADORA DRA. DANIELLE PEREIRA DA COSTA

 Atividades no projeto

Aplicação de recursos de geotecnologias (GPS, geoprocessamento e sensoriamento remoto) em atividades de diagnóstico e mapeamento e na elaboração de materiais lúdico-didáticos (cartilhas e jogos) para popularização do conhecimento cientifico produzido pelas pesquisas desenvolvidas no núcleo, ministrará palestras, oficinas e disciplinas no curso FIC.


 PESQUISADORA DRA. SUSANA RODRIGUES MILHOMEM PAIXÃO

 Atividades no projeto

Terá atuação no desenvolvimento dos projetos de pesquisa intitulados: “Determinação da frequência de micronúcleos em células da mucosa bucal de trabalhadores rurais de comunidades de agricultura orgânica versus convencional do município de Luziânia”; “Avaliação Toxicológica de agentes microbiológicos (biopesticidas) usando como modelo o Allium cepa” e “Avaliação Toxicológica e Química da água de nascentes das comunidades rurais Sarandi e Indaiá”. Além disso, atuará na apresentação de palestras sobre essas pesquisas e no curso FIC.


  PESQUISADORA MS. MARIANA AMORIM ROMERO

 Atividades no projeto

Utilizaremos da técnica da história oral, com entrevistas, bem como do patrimônio imaterial (imagens e vídeos), para analisar a ação das mulheres que também trabalham na produção de artesanatos principalmente os de fibras de bananeira e peças com materiais reciclados, além de produzir farinhas, polvilhos, doces, biscoitos, compotas, etc... A partir da análise dos depoimentos, das técnicas de obtenção dos ingredientes e da preparação e apresentação do artesanato e das compotas, que são escoados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e o restante vendidos na feira agroecológica de Luziânia, pretendemos produzir um documentário, artigo e banner.


  PESQUISADORA MS. LARISSA REZENDE ASSIS RIBEIRO

Atividades no projeto

Realização de pesquisa sobre sistemas de irrigação hidropônica, além de ministrar algumas disciplinas no curso FIC. Realizar uma oficina sobre sistema
de irrigação hidropônica automatizado.


  PESQUISADOR MS. MARCOS ANTÔNIO CALIL JÚNIOR

 Atividades no projeto

Realização de pesquisa focada na análise e caracterização química das águas
superficiais que abastecem as comunidades rurais dentro do projeto “Avaliação
Toxicológica e Química da água de nascentes das comunidades rurais Sarandi
e Indaiá”, além de ministrar módulos do curso FIC, oficinas ou palestras.


ORIENTADORA PEDAGÓGICA MS. LÍVIA CRISTINA RIBEIRO DOS REIS

Atividades no projeto

Será responsável pela Orientação Pedagógica das ações de ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos temas de Educação Popular, Educação do Campo e Educação Ambiental.



PESQUISADORA DRA. REGINA DE CARVALHO MOREIRA MACHADO

Atividades no projeto

Desenvolvimento e otimização do cultivo hidropônico na região.



 TÉCNICO AGRICOLA LUCIANO ANDRADE DE CARVALHO

Atividades no projeto

Assessoria técnica na área de agroecologia junto as comunidades Indaiá e Sarandi.



PESQUISADOR DR. ALESSANDRO SILVA DE OLIVEIRA

 Atividades no projeto

Colaboração na elaboração de materiais lúdico-didáticos para popularização do conhecimento científico produzido pelas pesquisas desenvolvidas no núcleo. Planejamento e execução de atividades de educação ambiental junto a comunidades em situações de risco pelo uso de agrotóxicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário