Paginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Trabalho de campo

    Em mais um trabalho de campo realizado no dia 11 de dezembro de 2018, pesquisadores e alunos voluntários visitaram nascentes e realizaram diagnósticos de áreas degradadas com o auxílio do drone. A professora Mariana realizou em conjunto com as mulheres das comunidade mais uma reunião para a discussão do livro de receitas com a colaboração de alguns alunos, e os professoras Marcos e Daniele, apresentaram os jogos criados pelos alunos para as crianças presentes na comunidade.

Horta mandala PAIS

    No dia 17 de dezembro, foi realizado um curso sobre Hortas no Sistema Mandala PAIS (Produção agroecológica integrada e sustentável) no Instituto Federal de Goiás - Campus Valparaíso de Goiás. O projeto desenvolvido pelo professor Lucivânio em conjunto com a cooperativa da comunidade Indaiá voltado para a construção de um galinheiro em conjunto com a horta de sistema rotativo.

Projeto Mestrado

   Com a experiência do Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (NASPO), a bióloga Márcia Rosa iniciou o mestrado de gestão é regulação de recursos hídricos pela Universidade de Brasília (UnB) com a linha de pesquisa em: Segurança Hídrica e usos
múltiplos da água. Esse programa é fomentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e coordenado pela UNESP. Seu projeto final de dissertação é intitulado como gestão de recursos hídricos em propriedades rurais da agricultura familiar na comunidade Sarandi e Indaiá

Colóquio Limnosignos

   No dia 28 de novembro de 2018, a Bióloga Márcia Rosa apresentou um resumo em forma de banner intitulado Gestão de Recursos Hídricos na comunidade Sarandi e Indaiá em Luziânia Goiás. O trabalho foi apresentado na Universidade de Brasília (UnB) no evento Colóquio Limnosignos que é voltado para a relação dos recursos hídricos com o cerrado.

Curso FIC - Restauração do Cerrado

    No dia 27 de novembro de 2018 realizou-se o curso Formação Inicial e Continuada (FIC) sobre a conservação do cerrado, em que teve a participação da comunidade local de Valparaíso de Goiás e foi ministrada pelo professor Dr. Carlos de Melo do  IFG do Campus Cidade de Goiás. De início teve a caracterização do cerrado e logo a atividade de demostração da forma correta de plantio de plantas do cerrado.


terça-feira, 16 de outubro de 2018

Trabalho de Campo na comunidade e roda de conversa com as mulheres

   Os pesquisadores dos NASPO foram a mais um trabalho de campo na comunidade Sarandi e Indaiá no dia 03 de outubro de 2018, desta vez, houve a coleta de sementes de árvores nativas do cerrado em nascentes da propriedade rural da Senhora Ivanilde, trabalho de pesquisa da Bióloga Marcia Rosa e Lucivânio, com o apoio do Marcos aluno do curso de Matemática, conjuntamente com outros bolsistas. As nascentes vistoriadas atendem a cinco famílias beneficiadas pela agricultura familiar.
 Foi visualizado vários pontos das nascentes por meio de um drone que possibilita ver imagens e vídeos em alta resolução.
 Alguns novos bolsistas puderam conhecer o trabalho que o NASPO exerce na comunidade Sarandi e Indaiá e, além disso, foi dado um auxílio na realização de análises de pH nas polpas de frutas.
 Em uma das frequentes reuniões entre as mulheres da comunidade, a Dra. Mariana Romero e seus orientandos mostraram os referidos resultados de algumas estampas criadas, anotando sugestões e marcando uma nova data de visita.




Fotos: Trabalho de Campo na comunidade e roda de conversa com as mulheres

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Visita a comunidade Sarandi e Indaiá

   Os membros do NASPO visitaram a comunidade Sarandi e Indaiá no dia 08 de junho de 2018 para uma reunião com o presidente da Cooperativa, em que foi discutido pautas de novas metas, problemáticas e soluções.
    Além disso, com o apoio de um drone que sobrevoou verificando a amplitude e a estrutura da comunidade.